Revolução de 1930



Na historia do Brasil, a década de 30 foi marcada por transformações políticas e sociais. Foi um ano de disputa eleitoral, onde o presidente paulista Washington Luís foi remanejado do seu cargo por quebrar com a política café-com-leite (uma política de revezamento de partido) ao indicar o governador de São Paulo, Julio Prestes como seu sucessor.                                                               

A partir deste período inicia-se a chamada “revolução”.Com o tal rompimento as oligarquias separam-se, formando assim uma chapa de oposição, composta por membros políticos de Minas Gerais, Rio Grade do Sul e Rio Grande do Norte. Compondo a chamada “aliança liberal”, nesse “partido” lançaram o nome de Getulio Dornelles Vargas para a presidência, competindo assim com Julio prestes.Assumindo o posto de grupos oponente às oligarquias , os liberais contaram logo com o apoio urbano.                                                                                                                                                  

Mesmo tendo um grande apoio, a Aliança liberal acaba perdendo para as oligarquias pelo motivo do sistema de favores, fraudes e indicações que era composto o cenário eleitoral apesar de algumas tentativas de denunciar as irregularidades e buscando acordo, Vargas e seus aliados já estavam praticamente derrotados pelas forças das oligarquias. No entanto o inesperado acontece o assassinato de João pessoa (Vice de Getúlio) acabou servindo de pretesto para a organização da revolução de 1930. A revolução acontece ao mesmo tempo em vários estados do país. Enfim no período de um mês, os tenentes e apoiadores conseguiram impor e retirar Washington Luiz do poder introduzindo Getúlio Vargas ao governo presidencial.